segunda-feira, 13 de abril de 2009

Rock N´ Roll em cartaz no Centro do Rio

Bianca Comparato e Thiago Fragoso


por Ana Carolina Dinardo


Desde dia 08 de abril, data que marcou a estréia, está em cartaz na Caixa Cultural a peça Rock n´roll de Tom Stoppard, considerado um dos maiores dramaturgos britânicos. Com a direção de Felipe Vidal e Tato Consorti o espetáculo retrata a história do Rock n´roll em meio à desarticulação do comunismo no leste da Europa. O Elenco é formado por Otávio Augusto, Thiago Fragoso, Gisele Fróes e Bianca Comparato.

Rock n'roll atravessa o período que vai de 1968 a 1990 e termina com um concerto dos Rolling Stones. A peça se divide em dois momentos: em Praga, durante a ocupação soviética na Tchecoslováquia, onde uma banda de rock, The Plastic People of the Universe, simboliza a resistência ao comunismo, e em Cambridge, na Inglaterra, onde se acompanham três gerações de um professor marxista, interpretado por Otávio Agusto.

O personagem Jan,vivido por Thiago Fragoso,é um estudante tcheco apaixonado por rock n roll e vive em Praga.Já Max,vivido por Otávio Augusto, reside em Cambridge,Londres e é um filósofo fascinado por Karl Marx. Os dois personagens são o núcleo da trama.

A trilha sonora da peça é composta por clássicos de grandes artistas do gênero, como Rolling Stones, Beatles, Bob Dylan, Velvet Underground, Syd Barrett, The Doors, Pink Floyd, Beach Boys, Guns'n'Roses, Grateful Dead, U2, além da banda The Plastic People of the Universe, grupo de rock que surgiu em Praga, em 1968, e se tornou um símbolo da resistência ao regime comunista.

A estudante de belas artes da UFRJ, Aline Souza ouvida pelo Blog, comentou : “Eu adorei a peça.Realmente o elenco é muito talentoso.Me surpreenderam. O modo ativo que eles interpretaram, a história foi bem desenvolvida e muito bem marcada pelo cenário histórico"

A Peça ficará em cartaz até 26 de abril no Teatro Nelson Rodrigues – Caixa Cultural no Centro do Rio de quarta a domingo as 20 h. Com ingressos no valor de R$30(inteira) e R$15(meia).

3 comentários:

  1. Li a respeito da peça no Jornal O Globo, e assim como o crítico penso (apesar de não ter visto a peça) que o Thiago Fragoso não parece ter muito fibra e perfil para uma temática como essa.

    Não posso comentar muito, mas espero que pleo menos tenha uma boa trilha sonora!
    Dá-lhe rockkk!

    ResponderExcluir
  2. Sopa das Letras está enganado. Thiago Fragoso tem não só fibra e perfil, como um compreensão bastante inteligente da temática e da estrutura dramatúrgica da peça, o que é nítido no espetáculo. O que ele não faz é imprimir uma emocionalidade banal que as pessoas esperam de textos de estrutura tradicional no teatro. Mas, o senso comum insite em repetir que cada um deve ficar em seu lugar, que atores que fazem novela não podem ser inteligentes e que atores inteligentes não podem fazer novela. Uma visão de mundo um tanto limitada... De fato, não pode comentar muito se já quer distilar seu preconceito antes mesmo de ver a peça....

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ver a peça, é fantástica e não apenas pela trilha sonora (quem quer ouvir música pode ouvir em casa, não precisa ir ao teatro pra isso, e a peça não é um musical). Todos estão impecáveis. Eu nunca tinha ouvido falar de Tiago Fragoso e agora guardo uma boa impressão.

    ResponderExcluir