quinta-feira, 30 de abril de 2009

Avanço das tecnologias atribui novos recursos na criação musical

por Ana Carolina Dinardo


Simples notas musicais, um som gravado de uma guitarra ou do microfone são atributos da produção musical que caminha em conjunto com os novos recursos dos softwares de computador. A tecnologia mostra a sua força e a participação cada vez mais assídua no que diz respeito à criação musical. Com simples “cliques” esses softwares são capazes de transformar um som em algo surpreendente e de muita criatividade.


Em 1860, o homem começou a tentar produzir sons imitando a natureza, mas somente em 1876 um americano chamado Elisha Gray cria o seu "The Musical Telegraph”, aparelho com circuito eletromagnético capaz de gerar notas musicais. Porém, a grande invenção ainda estava por vir,em 1917,na Rússia: O Theremin,por Lev Termen, é o único instrumento que se toca sem tocá-lo. Funciona com duas antenas que controlam o tom e o volume.


O Theremin e Lev Termen



O mais famoso software musical que possibilita não só a gravação de sons como também ensina como tocar instrumentos é o Garage Band 09, desenvolvido pela Apple.

Uma nova versão que traz recursos voltados não só para músicos profissionais, mas uma excelente notícia para os novatos na música que são aulas de teclado e guitarra. Dividas em: Basic Lessons e Artist Lessons. Como o nome diz, o primeiro traz o básico sobre como tocar aquele instrumento - descobrir onde estão as notas e tocar ritmos, por exemplo. Já o segundo são lições de artistas que mostram um cara famoso te ensinando a tocar alguma canção - em versão simples ou avançada.


Garage Band - versão 9



A nova versão do GarageBand amplia o número de templates(apresentação visual) de projeto disponíveis. Antes, ao iniciar um Podcast, o GarageBand preenchia as faixas vazias apropriadas - Podcast, vozes masculina e feminina e jingles. Na versão 9, o programa tem novos templates para piano, loops, guitarra acústica e elétrica, teclados, voz, composição e podcast. Ao escolher um projeto, de acordo com a sua necessidade, o Garage Band preenche automaticamente as faixas apropriadas.


O GarageBand,versão 9 também enfatiza a capacidade do programa de modelar os efeitos e amplificadores de guitarra. Embora fosse possível selecionar modelos diferentes de amplificadores nas versões anteriores do programa, agora é algo bem mais intuitivo. Escolha entre cinco modelos de amplificadores, ajuste seus parâmetros e controle-os com botões como se fosse um pedal original. Além de permitir que o usuário toque com uma banda virtual possibilita a gravação e mixagens dos instrumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário