sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A Origem do Heavy Metal


Fazendo um breve histórico sobre o Heavy Metal, uma vertente do rock que estimula vários roqueiros no mundo inteiro. Desenvolveu-se no final dos 60 e início dos 70, em grande parte na Inglaterra e nos EUA. Tendo como raízes o Blues e o rock psicodélico misturado com um som altamente trabalhado caracterizado por distorções amplificadas, batidas bem marcadas e guitarras com solos bem definidos. As primeiras bandas de heavy metal como
Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple atraíam grandes audiências, um estatuto comum em toda a história do gênero. Em meados da década de 1970, Judas Priest ajudou a impulsionar a evolução do gênero por grande parte da sua devolução influência do blues; Motörhead introduziu um punk rock sensível e uma crescente ênfase na velocidade. Bandas do "New Wave of British Heavy Metal" como Iron Maiden seguiram a mesma linha.

Antes do final da década, o heavy metal tinha atraído uma sequência de fãs no mundo inteiro conhecido como "metalheads" ou "
headbangers", e, pelo público leigo no assunto, como "metaleiros", embora dentro da tribo ou subcultura do heavy metal o termo seja considerado bastante pejorativo e repudiado em peso.

Características Musicais

Sonoramente o heavy metal se caracteriza por
riffs pesados(riffs: são partes ou parte da música que se repete no decorrer da melodia), bateria marcada por tons graves, secos e retumbantes, vocais característicos diversos que vão do agudo, agudo melódico, aveludado, rasgado ao grave gutural, e solos de guitarra complexos. As músicas se alternam das mais diversas formas com levadas rápidas, lentas, cadenciadas, ininterruptas, com pausas, sem pausas, com "cavalgadas", com palhetadas precisas e power chords. O heavy metal é um dos vários subgêneros surgidos a partir do rock and roll.

Para quem é fã de Metal ou para quem deseja conhecer e ouvir belas músicas não pode deixar de escutar essa pequena seleção de Bandas que, particularmente, citarei.

Lá vai: Led Zepplin,Jimi Hendrix, Deep Purple ( grandes repercursores do rock)
After Forever,Dream theather e André Matos.

5 comentários:

  1. Oie...noss muito legal seu blog e o post naum sabia a origem do Heavy Metal

    ResponderExcluir
  2. O Heavy Metal tem vertentes do blues.

    Nossa, não sabia.

    ResponderExcluir
  3. desculpa mas pelo que sei led zeppelin nu é heavymetal não led zeppelin é hardrock e desde quando deep purple tbm é heavy metal
    antes de publicar este site vai escutar bandas como manowar,metallica,iron maiden,judas priest,black sabbath,motorhead,slayer,vulkano,destruction,e mais

    ResponderExcluir