terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Musicalidade Moderna

Letras de amor, amizade, letras de protestos, letras políticas apenas letras ou simplesmente não querem dizer nada estão ali por estar somente porque as criaram. Poemas que viram músicas, músicas que são verdadeiros poemas. Não importa a musicalidade está por toda parte, presente em nossas vidas diariamente. São tantos os ritmos que por vezes estamos perdidos no meio de tanta variedade, mas sempre algum nos chama mais atenção e digamos, é compatível com o nosso gosto ou apenas nos agrada naquele momento.
A literatura certamente está inserida nesse contexto musical, por exemplo, a música Monte Castelo da Legião Urbana é na verdade um poema “musicalizado” de Camões.
Uso o exemplo das letras do Renato Russo pois são as mais próximas desse contexto de poesia-música. Além das músicas de Chico Buarque que também são belas e não posso deixar de lembrar das letras de Caetano Veloso que são pura poesia e tantos outros nomes da MPB(Música Popular Brasileira) que se destacam até hoje. Falar de música é na verdade falar de alma, sentimento, expressão mais verdadeira.

A música pode nos remeter ao passado que parece tão distante, mas que ao ouvir aquela canção nos leva para tão perto. Parece que entramos na melodia e passamos a viver intensamente cada acorde tocado, cada solo, cada frase. Outras nos remetem a revolta, protestos, insatisfações sociais. Expressam a voz de quem está querendo dizer que não agüenta tal situação. Outras nos levam para o presente ou para o futuro e é assim com a literatura simultaneamente ao nos identificarmos com algum personagem de certo romance.
Vivemos, sentimos, choramos por áquele personagem. Contudo, a literatura está presente cada um e a música torna isso ainda mais vivo em conjunto com a poesia.

3 comentários:

  1. Camões consegue ser exatamente o que Renato diria, tanto que ele colocou parte de seus poemas em suas próprias músicas.
    A música nos coloca, na maioria das vezes, em diversas situações ás vezes não desejada. Mas prefiro admitir, a música rege a minha vida, rege meus sentimentos e emoções!
    Uma boa poesia e uma boa música são capazes de mudar o mundo.

    adorei!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Fascinante esse blog. Bravo!

    ResponderExcluir
  3. Se tem uma coisa na qual eu nao consigo viver sem é música.
    Ela me completa, me entende, me faz feliz, me cura.
    Excelente texto. Ainda bem que vivemos num país onde se faz boa música.

    Quando puder visite meu blog www.saideiraeaconta.blogspot.com

    ResponderExcluir